O Programa de Investimento em Logística
(PIL) do Governo Federal prevê concessões e investimentos em rodovias e
portos do Paraná. Na malha viária, os investimentos previstos são para
as BRs 476 e 153, além de outras estradas ainda em estudo. Já em relação
aos portos, foram anunciados leilões de terminais em Antonina e
Paranaguá, e a autorização para um Terminal de Uso Privado em Pontal do
Paraná.
A principal obra que envolve o estado do Paraná é que
engloba a concessão da BR-476, no trecho entre Lapa e União da Vitória, e
da BR-153 até a divisa com Santa Catarina. O projeto prevê a junção das
rodovias com as BRs 282 e 480, na ligação entre o sul do Paraná e o
oeste catarinense. A extensão total é de 460 km e o valor estimado para
investimento é de R$ 4,5 bilhões.
Segundo o Governo Federal, o
objetivo da concessão é melhorar o escoamento de grãos, aves e suínos
pelos portos do Arco Sul. A licitação está prevista já para 2015 e deve
gerar novos pedágios no trecho. O plano ainda informa que o
governo avalia investimentos em concessões já existentes no estado, como
a duplicação da BR-116 entre o Paraná e o Rio Grande do Sul – partindo
de Curitiba e cortando o estado catarinense. O investimento previsto
seria de R$ 2,5 bilhões.
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