terça-feira, 30 de junho de 2015

Despachantes aduaneiros reclamam da falta de regulação de armadores estrangeiros e terminais

       Os despachantes aduaneiros estão reclamando da falta de regulação de armadores estrangeiros e terminais portuários. O segmento entende que as regras deveriam ser mais claras e que, devido aos recintos serem concessões e estarem em zonas alfandegadas, esses serviços deveriam passar por uma agência reguladora para 'evitar excessos'. 
 
       O presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado de Santa Catarina (Sindaesc), Marcello Petrelli, afirma que o prejuízo está relacionado à saída repentina da carga de um porto para outro por conta de variações no valor de tarifas. Segundo ele, entre 2014 e maio de 2015, 10 mil processos saíram do complexo portuário de Itajaí e foram para outros terminais, como Itapoá.

       O dirigente ressalta que os despachantes possuem custos operacionais e de pessoal altos para estabelecer escritórios onde possuem mais serviços. "Quando a carga de uma hora para outra migra, devido a alterações de valores que estão ocorrendo entre os terminais, esse despachante que está estruturado acaba se submetendo a terceirizar o serviço que ele presta, sendo prejudicado na sua remuneração", explica o presidente do Sindaesc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário