sexta-feira, 26 de junho de 2015

Ministra diz que Brasil pode voltar a ser grande exportador de cacau

       A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, defendeu o fortalecimento da Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) e destacou que “podemos voltar a ser grandes exportadores de cacau”.  Representantes da organização entregaram à ministra documento no qual listam oportunidades e desafios do setor cacaueiro. Entre eles, a melhoria da competitividade, o fortalecimento da defesa sanitária e a formação de mercado interno.

       A produtividade do setor saltou nos últimos dez anos, passando de 170 mil toneladas de amêndoa seca em 2003 para 279 mil toneladas em 2014. Kátia Abreu afirmou que a Ceplac, juntamente com Embrapa, Conab e Inmet, passará por um grande projeto de modernização e reestruturação, que será apresentado até o fim deste ano.

       “Essas instituições precisam ser modernizadas e terem formato de gestão eficiente para atender melhor ao produtor. Vamos ter inclusive uma escala de financiamento em pesquisa, priorizando os interesses do país”, disse a ministra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário