quarta-feira, 10 de junho de 2015

Desempenho fraco da indústria faz PIB gaúcho recuar 1,3% no trimestre

      O desempenho fraco da indústria derrubou outra vez a economia do Rio Grande do Sul no primeiro trimestre de 2015, que encolheu 1,3%, na comparação com os três primeiros meses de do ano passado. A queda foi devido principalmente a redução acentuada na produção de veículos e máquinas e implementos.

       A queda de 6,9% foi o pior resultado para a indústria gaúcha desde 2009, ano da crise financeira internacional. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela FEE (Fundação de Economia e Estatística). Das 14 atividades industriais analisadas, 12 tiveram dimimuição.

       Já nas exportações, houve recuperação com a retomada das vendas para a Argentina, uma das principais parceiras comerciais do estado, mas insuficiente para compensar o ritmo lento do mercado doméstico.

       O segmento de bebidas foi o que mais cresceu, representando um oásis no setor industrial, com elevação na produção de 14% no trimestre. O resultado foi favorecido pela combinação de pouca chuva e muito calor, contribuindo para uma boa colheita de uva e fabricação de vinho. Os produtos químicos igualmente tiveram desempenho positivo, com alta de 3,8%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário