segunda-feira, 29 de junho de 2015

Avianca e Gol foram as empresas que mais cresceram no mercado doméstico em maio

       A Avianca e a Gol foram as empresas que apresentaram as maiores taxas de crescimento da demanda doméstica em maio deste ano, quando comparadas com igual mês de 2014, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 29, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Enquanto a Avianca apresentou uma expansão de seu tráfego da ordem de 11,72%, a Gol registrou alta de 4,3%, um desempenho acima da média do setor em um momento em que o transporte aéreo passa por uma desaceleração. Já a Azul avançou 0,4% e a TAM apresentou retração de 4,1%.

       Com tais performances, Gol e Avianca ganharam participação, com a primeira voltando a superar a principal rival, a TAM, na liderança doméstica, com 36,5%, o que corresponde a um aumento de 3% no indicador. A TAM aparece logo atrás, com 36,1%, perdendo 5,3% em sua participação de mercado. Já a Avianca registrou o maior crescimento nesse indicador, de 10,3%, passando a responder por 9,4% do mercado, ante os 8,5% anteriores. A Azul, por sua vez, apresentou ligeira retração de 0,9%, passando de 17,1% para 17%.

       No total, a demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros medida em passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK) teve crescimento de 1,2% em maio, ante o mesmo mês de 2014, segundo a Anac, que destacou que com o resultado, a demanda doméstica completou 20 meses consecutivos de crescimento e alcançou o seu maior nível para o mês nos últimos dez anos.  No acumulado de 2015 até agora, a demanda sobe 4,3%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário