quinta-feira, 25 de junho de 2015

Governo lança o Plano Nacional de Exportações visando a estimular as vendas externas

       O governo federal anunciou nesta quarta-feira (24), o Plano Nacional de Exportações. Chamados de “pilares”, o plano definiu cinco itens, que objetivam estimular as vendas externas de produtos brasileiros: o acesso a mercados, promoção comercial, facilitação do comércio, financiamento e garantia às exportações e aperfeiçoamento de mecanismos e regime tributários para o apoio às exportações.

       Segundo o Ministério do Desenvolvimento, a previsão é que a “política comercial” seja focada na ampliação de mercados, por meio da remoção de barreiras e maior integração do Brasil em negociações sobre tarifários. O governo diz ter identificado na “promoção comercial”, 32 mercados prioritários para os produtos brasileiros, que ajudará o Brasil na elaboração das estratégias de exportação. A “facilitação do comércio”, define como estratégia a desburocratização, simplificação e aperfeiçoamento dos processos aduaneiros com o objetivo de reduzir prazos e custos.

       O Mdic explicou que o item “financiamento e garantia às exportações” prevê o aperfeiçoamento dos atuais modelos de financiamento. O “aperfeiçoamento de mecanismos e regimes tributários”, determina ao governo que busque simplificar o atual sistema tributário relacionado ao comércio exterior, inclusive por meio de redução da acumulação de créditos tributários. Cable lembrar que no fim de fevereiro, a nova equipe econômica anunciou a redução dos benefícios para exportadores de produtos manufaturados como parte do ajuste fiscal.

       Em 2014, as exportações brasileiras somaram US$ 225 bilhões. De acordo com números oficiais, as vendas externas brasileiras, em seu valor total, recuam há três anos consecutivos, ou seja, desde 2012, e a expectativa é de que voltem a apresentar nova queda em 2015. Para este ano, a previsão do Banco Central é de que as exportações somem US$ 200 bilhões.

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