quarta-feira, 24 de junho de 2015

Porto de Santos tem novo recorde movimentando 10 milhões de toneladas de cargas em maio

       O Porto de Santos alcançou um novo recorde operacional movimentando, no mês passado 10 milhões de toneladas de cargas. O total foi 13,7% maior do que o registrado em maio do último ano, quando passaram pelos terminais da região 8,8 milhões de toneladas. Os dados foram divulgados pelo relatório da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), administradora do complexo paulista.

       O resultado de maio também garantiu outra marca histórica para o terminal. Foi a maior tonelagem de mercadorias contabilizada nos primeiros cinco meses do ano – 45,9 milhões de toneladas. A soma foi 6,6% superior à obtida no mesmo período no ano passado e 3,3% a mais do que em 2013, quando foi verificado o recorde anterior.

       O resultado mensal também superou em cerca de 10% a expectativa inicial da Codesp, que havia projetado a movimentação de 9,05 milhões de toneladas para maio. O ministro dos Portos, Edinho Araújo, destacou que “o aumento verificado nas exportações mostra a capacidade do País e do Porto de Santos em responder positivamente à situações adversas, como a crise internacional que afeta nossa economia”.

        Já o diretor administrativo-financeiro da Codesp, Alencar Costa, enfatizou a recuperação que a movimentação de cargas vem apresentando neste primeiro semestre. “Se mantivermos essa performance, certamente suplantaremos a projeção de 114 milhões de toneladas estimada para este ano”, afirmou o executivo.

        As marcas foram atingidas, principalmente, devido ao aumento de 22,3% verificado nas exportações do mês, totalizando 7,3 milhões de toneladas, e 8,6% no acumulado do ano, somando 32,3 milhões de toneladas. Já as importações, no movimento acumulado, chegaram a 13,5 milhões de toneladas, 2,% superior em relação ao mesmo período do ano passado (13,3 milhões de toneladas). Mas esses desembarques registraram uma queda de 4,3% no movimento mensal (2,7 milhões de toneladas), se comparados com maio de 2014 (2,8 milhões de toneladas).

       Os principais produtos embarcados pelo Porto de Santos, no mês, foram o açúcar (1,4 milhão de toneladas) e os grãos de soja (2,4 milhões de toneladas), que registraram crescimentos de 34,8% e 36,3%, respectivamente. O complexo soja, que agrega os embarques de grãos e farelo, foi o principal destaque do mês, com a movimentação de 2,9 milhões de toneladas, 34,1% maior que o do mesmo mês no ano anterior (2,1 milhões de toneladas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário