sexta-feira, 26 de junho de 2015

Diretor da Suprg diz que sistema de controle de monitoramento do tráfego marítimo está aprovado e aguarda licitação



       A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e diversas outras entidades de classe estiveram reunidas na Superintendência do Porto do Rio Grande na manhã desta sexta-feira, 26 de junho, para tratar de temas do setor logístico. Participaram, também, o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco e o secretário-adjunto de Transportes e Mobilidade, Humberto Canuso e o prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer. 

       Na reunião, foram examinadas propostas que a Farsul havia apresentado em encontro anterior, em Porto Alegre, e que podem melhorar a logística do Estado. Alguns dos projetos fazem parte da estrutura do Porto do Rio Grande como VTMIS e a dragagem de manutenção. “Estamos aqui para saber como está o andamento dos projetos e o que podemos fazer para ajudar para que sejam efetivados”, afirmou o presidente da Farsul, Carlos Sperotto.

       O Superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco disse que é importante a participação das instituições no cotidiano portuário para que todos tenham conhecimento das condições, projetos e ações que estão sendo realizadas. Para o Secretário Fabio Branco, “é uma determinação do Governador Sartori que as pastas trabalhem em sintonia pelo desenvolvimento do Estado e tenho junto com o secretário dosTransportes, trabalhado principalmente com os assuntos ligados ao Porto do Rio Grande”, ressaltou.

       A respeito dos questionamentos realizados pelas instituições, o diretor técnico Darci Tartari fez uma apresentação sobre a estrutura portuária atual e os projetos em andamento. Citou a obra de modernização de 1.275m do cais do Porto Novo, que deve ter até o final do ano, 375 metros entregues. Além disso, falou sobre a situação da dragagem de manutenção que já tem consórcio vencedor que aguarda assinatura do contrato por parte da Secretaria de Portos.

       Tartari revelou, ainda, que o VTMIS (Vessel Traffic Management Information System), o controle de monitoramento do tráfego marítimo está com o processo em andamento em parceria da SUPRG com a Secretaria de Portos. “Nossos técnicos estão em constante contato com a equipe técnica da pasta em Brasília. O projeto executivo já foi analisado pela SUPRG e aprovado e aguardamos a montagem do processo licitatório”, afirma ele. O VTMIS é um importante instrumento que irá permitir que a autoridade portuária tenha controle da navegabilidade do canal com dados técnicos preciso", relatou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário