sexta-feira, 26 de junho de 2015

BNDES não fará novos empréstimos à Petrobras para manter seu limite de exposição sobre o patrimônio

       O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) confirmou que, por conta de resolução aprovada na noite de quinta-feira, 25, pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) sobre limites de exposição a um só cliente, não haverá novos empréstimos à Petrobras até o efetivo reenquadramento. De acordo com nota enviada pelo banco a regra não afetará controladas e coligadas da petroleira.

       Segundo o banco de fomento, não será necessária a venda de ações da Petrobras para o reenquadramento ao limite de exposição, que é de 25% do patrimônio de referência. O Bndes não informou o tamanho da exposição à estatal, nem se outras empresas ultrapassaram o limite. Na quinta-feira, o CMN aprovou resolução proibindo novas operações com empresas que estejam desenquadradas, entre outras determinações.

        "A decisão tomada ontem pelo Conselho Monetário Nacional não terá impacto sobre a carteira atual de financiamentos e participações do Bndes", afirmou o banco, na nota. O BNDES explicou que o cronograma definido para o enquadramento é "perfeitamente factível", com prazos compatíveis com a capacidade de enquadramento das empresas, sem comprometer seus investimentos. Até 2018, o Bndes tem que reduzir em 20% o excesso de exposição. Depois, até 2021, cortar em mais 35% e, em 2024, estar totalmente enquadrado. Se as reduções não forem feitas, o excesso de exposição será descontado do capital principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário