segunda-feira, 29 de junho de 2015

Porto de Liverpool vai inaugurar novo terminal de contêineres em dezembro

         O novo terminal de contêineres do porto de Liverpool, na Inglaterra, está com as obras em estágio avançado. Orçado em 300 milhões de euros e batizado de “Liverpool2”, o projeto tem previsão de inauguração para dezembro deste ano. Com a conclusão da primeira fase dos esforços para reaproveitar 12 hectares de terreno, as novas ações de terraplanagem estão programadas para os próximos meses. 

       “A primeira fase de terraplanagem progrediu excepcionalmente bem e estou muito feliz com a forma em que tudo está progredindo”, disse Doug Coleman, diretor de construção do Liverpool2. Segundo o executivo, há poucos projetos desse tipo e nessa escala acontecendo no Reino Unido, especialmente considerando o impacto excepcional das marés.

       No Liverpool2, só é possível fazer a instalação de blocos de ancoragem e outras estruturas, como vibro compactação, por um máximo de oito horas por dia – duas horas logo antes e logo depois de cada maré baixa. Uma das vantagens é que o peso da água, durante a maré alta, ajuda a comprimir o material terraplanado.

        “A maré também significa que para cada milhão de toneladas que trazemos, perdemos aproximadamente 2,5%, o que é relativamente pouco e minimizado por nossa estratégia deliberada de instalar uma nova tubulação de descarga de esgoto, que serve de barreira para reduzir perdas”, explicou Coleman.

       O processo de fundação, que começou em 2014 e deve ser concluído nos próximos meses, envolve perfurar o solo com plataformas auto elevadoras e inserir vigas tubulares para criar um novo muro de cais de 854 metros. A área atrás do muro foi dragada até chegar à rocha-firme, para permitir o depósito de materiais virgens.

       A terraplanagem começou em fevereiro, com a chegada ao rio Mersey da draga de sucção “Willem van Orange”. A draga deve retornar no início de julho para começar a segunda fase de terraplanagem, que irá retirar mais quatro mil toneladas de material do rio. As próximas fases do projeto incluirão instalação de vigas de nivelamento e a dragagem de bolsões para a entrega de guindastes ship-to-shore.

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