quinta-feira, 18 de junho de 2015

Ministra diz que Brasil pode voltar a ser grande exportador de cacau



       A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) defendeu o fortalecimento da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) durante reunião nessa quarta-feira (17) com parlamentares e representantes de produtores de cacau. “Podemos voltar a ser grandes exportadores de cacau”, afirmou. Representantes da Ceplac entregaram à ministra documento no qual listam oportunidades e desafios do setor cacaueiro. Entre eles, a melhoria da competitividade, o fortalecimento da defesa sanitária e a formação de mercado interno.

       A produtividade do setor saltou nos últimos dez anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), passando de 170 mil toneladas de amêndoa seca em 2003 para 279 mil toneladas em 2014. “Temos dois produtos nacionais que estão no DNA, no coração do Brasil. Um é o cacau e o outro, o café. São cadeias que têm importância significativa e considero prioritárias”, disse a ministra durante a reunião, que teve presença dos senadores Ana Amélia (PP-RS), Lídice da Mata (PSB-BA), Valdir Raupp (PMDB-RO), Wellington Fagundes (PR-MT), José Medeiros (PPS-MT) e do deputado federal Bebeto Galvão (PSB-BA).

      Segundo Kátia, a Ceplac, juntamente com Embrapa, Conab e Inmet, passará por um grande projeto de modernização e reestruturação, que será apresentado até o fim deste ano.
“Essas instituições precisam ser modernizadas e terem formato de gestão eficiente para atender melhor ao produtor. Vamos ter inclusive uma escala de financiamento em pesquisa, priorizando os interesses do país”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário