O diretor do Departamento de Programas de Transportes Aquaviários do Ministério dos Transportes, Luziel de Souza, afirma que o transporte hidroviário interior é uma alternativa viável para a movimentação de carga de longa distância. "Esse modo de transporte
apresenta custos menores e maior eficiência energética, além de ser
seguro e confiável para o transporte de grandes quantidades de carga”, argumenta, ao ser
questionado sobre a viabilidade de se transportar cargas por este modal.
Segundo o especialista, há uma logística deficiente no país, onde ainda se predomina o transporte pelas estradas o que ele considera interessante apenas para distâncias menores, ou seja,
inferiores a 250 km, em rotas que possam alimentar os sistemas
estruturantes formados pelos sistemas ferroviários e hidroviários. O executivo relata que entre os benefícios das hidrovias está a utilização de sistemas logísticos integrados com a
participação dos modais hidroviário, ferroviário e
rodoviário, que podem resultar em redução do frete, em média, próximo a
32% em relação a utilização somente do modo rodoviário.
Souza ressalta que no ano passado foram realizadas obras de
adequação e melhoria nos corredores das hidrovias do Madeira, Paraná,
Paraguai e São Francisco, com destaque para as dragagens de manutenção
nos rios Madeira, São Francisco e Paraguai. Além dessas intervenções, ele destaca o apoio aos melhoramentos na Hidrovia do Tietê (hidrovia
estadual), com início de obras de dragagem do canal de Anhembi e de
ampliação do vão da ponte ferroviária Ayrosa Galvão.
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