sexta-feira, 19 de junho de 2015

Ministério dos Transportes defende hidrovia como alternativa viável para movimentação de cargas de longa distância

         O diretor do Departamento de Programas de Transportes Aquaviários do Ministério dos Transportes, Luziel de Souza, afirma que o transporte hidroviário interior é uma alternativa viável para a movimentação de carga de longa distância. "Esse modo de transporte apresenta custos menores e maior eficiência energética, além de ser seguro e confiável para o transporte de grandes quantidades de carga”, argumenta, ao ser questionado sobre a viabilidade de se transportar cargas por este modal.

       Segundo o especialista, há uma logística deficiente no país, onde ainda se predomina o transporte pelas estradas o que ele considera interessante apenas para distâncias menores, ou seja, inferiores a 250 km, em rotas que possam alimentar os sistemas estruturantes formados pelos sistemas ferroviários e hidroviários. O executivo relata que entre os benefícios das hidrovias está a utilização de sistemas logísticos integrados com a participação dos modais hidroviário, ferroviário e rodoviário, que podem resultar em redução do frete, em média, próximo a 32% em relação a utilização somente do modo rodoviário.

       Souza ressalta que no ano passado foram realizadas obras de adequação e melhoria nos corredores das hidrovias do Madeira, Paraná, Paraguai e São Francisco, com destaque para as dragagens de manutenção nos rios Madeira, São Francisco e Paraguai. Além dessas intervenções, ele destaca o apoio aos melhoramentos na Hidrovia do Tietê (hidrovia estadual), com início de obras de dragagem do canal de Anhembi e de ampliação do vão da ponte ferroviária Ayrosa Galvão.

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