segunda-feira, 29 de junho de 2015

SEP quer intensificar participação da cabotagem no transporte brasileiro

       A SEP (Secretaria Especial de Portos) vem adotando algumas medidas e ações que visam desburocratizar a aperfeiçoar o sistema aquaviário interno e baratear o transporte de cargas no país. O modal, de acordo com a Antaq (Associação Nacional de Transportes Aquaviários), está em crescimento desde 2010, com uma média de 3,9% ao ano na movimentação de diferentes cargas e 19% no transporte de contêineres e elevar ainda mais esse desenvolvimento.

      Mas para que isso aconteça, destaca o diretor de Infraestrutura e Desenvolvimento da Cearáportos (Companhia de Integração Portuária do Ceará), Waldir Frota Sampaio, é preciso haver a modernização e integração multimodal, entre outros aspectos. O complexo portuário, explica, registrou somente na movimentação de cabotagem em 2014, 1.316.243,29 mil de toneladas, um crescimento de 16% em relação ao número registrado no ano anterior. Foram 91.776 Teus, um acréscimo de 21,73%.

       Entre os destaques das ações executas pelo complexo e relação ao modal, o executivo ressalta ainda a sua política de tarifas diferenciadas para a carga nacional dentro das condições de economia do negócio, além disso ele comenta que os novos três berços previstos para agosto e novembro de 2015 e março de 2016, também poderão ser utilizados para atracação de navios de cabotagem, mas ressalta. “Isso caso as condições político e socioeconômicas portuárias do Brasil favoreçam plenamente o desenvolvimento da cabotagem”, garante.

       Mesmo com grandes avanços nos últimos anos diante do setor e dos empresários, a cabotagem ainda luta por um maior espaço no mercado logístico brasileiro. Apesar das grandes oportunidades oferecidas pelo Brasil, o modal ainda carece de um olhar a mais, de uma atenção a mais. Mesmo assim o setor projeta um saldo positivo para o modal e o complexo não pensa diferente. “Para 2015, a nossa previsão é que o modal registre um crescimento de 5% em relação a 2014”, projeta Sampaio.

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