A SEP
(Secretaria Especial de Portos) vem adotando algumas medidas e
ações que visam desburocratizar a aperfeiçoar o sistema aquaviário interno e baratear o transporte de
cargas no país. O modal, de acordo com a Antaq (Associação Nacional de
Transportes Aquaviários), está em crescimento desde 2010, com uma média
de 3,9% ao ano na movimentação de diferentes cargas e 19% no transporte
de contêineres e elevar ainda mais esse desenvolvimento.
Mas para que isso
aconteça, destaca o diretor de Infraestrutura e Desenvolvimento da
Cearáportos (Companhia de Integração Portuária do Ceará), Waldir Frota
Sampaio, é preciso haver a modernização e integração multimodal, entre
outros aspectos. O complexo portuário, explica, registrou somente na movimentação de
cabotagem em 2014, 1.316.243,29 mil de toneladas, um crescimento de 16%
em relação ao número registrado no ano anterior. Foram 91.776 Teus, um
acréscimo de 21,73%.
Entre os destaques das ações executas pelo complexo e relação ao
modal, o executivo ressalta ainda a sua política de tarifas
diferenciadas para a carga nacional dentro das condições de economia do
negócio, além disso ele comenta que os novos três berços previstos para
agosto e novembro de 2015 e março de 2016, também poderão ser utilizados
para atracação de navios de cabotagem, mas ressalta. “Isso caso as
condições político e socioeconômicas portuárias do Brasil favoreçam
plenamente o desenvolvimento da cabotagem”, garante.
Mesmo com grandes avanços nos últimos anos diante do setor e dos
empresários, a cabotagem ainda luta por um maior espaço no mercado
logístico brasileiro. Apesar das grandes oportunidades oferecidas pelo Brasil, o modal ainda
carece de um olhar a mais, de uma atenção a mais. Mesmo assim o setor
projeta um saldo positivo para o modal e o complexo não pensa diferente.
“Para 2015, a nossa previsão é que o modal registre um crescimento de
5% em relação a 2014”, projeta Sampaio.
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