segunda-feira, 29 de junho de 2015

Estados Unidos podem comprar mais de 100 mil toneladas de carne bovina por ano do Brasil



       O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) deve publicar, nesta terça-feira (30), comunicado oficial em que reconhece o status sanitário do rebanho bovino brasileiro, o Final Rule, necessário para a importação de carne in natura do Brasil. Com a decisão, abre-se um mercado potencial de pelo menos 100 mil toneladas por ano para os frigoríficos nacionais.

        A liberação foi anunciada nesta segunda-feira (29) pelo governo norte-americano e encerra uma negociação que já durava mais de 15 anos entre os dois países. A decisão foi tomada durante visita (que está acontecendo) da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos. 

       A ministra da Agricultura e Pecuária, Kátia Abreu, que integra a missão brasileira, disse que atualmente o Brasil exporta apenas carne processada (ou industrializada) para o mercado americano. No total, 14 estados brasileiros serão beneficiados com a decisão (Bahia, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins).

Nenhum comentário:

Postar um comentário