segunda-feira, 29 de junho de 2015

Roubo de cargas exige investimentos em segurança e gerenciamento de riscos

         Os roubos de cargas vêm crescendo de forma alarmante no Brasil levando ao aumento dos investimentos em serviços de segurança e gerenciamento de riscos. Ao todo, o roubo de cargas no país registra elevação anual de 16% e soma prejuízos na ordem de R$ 2 bilhões nos últimos dois anos, segundo estudo apresentado pela ANTC (Associação Nacional do Transporte de Cargas). Por conta disso, muitos têm se especializado neste tipo de serviço e equipamento.

        A IBL Logística é uma das empresas que está atenta à integridade das cargas e investiu mais de R$ 2 milhões em prevenção, nos últimos três anos. Os recursos foram alocados em veículos equipados com recursos tecnológicos para o monitoramento e rastreamento de carga, cofres blindados, que oferecem uma maior segurança no transporte de cargas especiais, além de contarem com uma central própria para monitoramento e rastreamento de cargas, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

       Entre outros recursos, conta, ainda, com portaria blindada, eclusa com sistema dilacerador de pneus, vigilância armada e amplo sistema de Circuito Fechado de Televisão (CFTV).
Todos estes recursos são geridos por profissionais altamente capacitados em gerenciamento de risco, alcançando resultados satisfatórios no transporte de cargas. “Estes esforços visam cumprir a nossa missão que é oferecer soluções logísticas inteligentes e de altíssima qualidade aos nossos clientes”, argumentou Márcio Roberto Bueno da Silva, gerente responsável pelo Departamento de Gerenciamento de Risco da companhia.

       Os esforços em oferecer este leque de opções se justificam. De acordo com o Coronel Marco A. M. Bellagamba, consultor em segurança e coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o mercado de logística, bem como os embarcadores, têm se preocupado com a segurança e os vários segmentos que militam no ramo de transporte de cargas estão procurando, juntamente com as autoridades do setor de segurança pública, reduzir o problema através de grandes investimentos nas áreas de gerenciamento de risco e rastreamento, sendo possível verificar grande avanço tecnológico, com equipamentos de última geração.

         Segundo o especialista, os cuidados para evitar prejuízos são muitos e incluem processos transparentes, que vão desde a contratação do motorista, passando pelo planejamento da rota a ser utilizada pelo veículo, pessoal encarregado em monitorar os veículos (Gerenciamento de Risco), procedimentos operacionais pelo motorista no trajeto e até a contratação de “chapas”, dentre outros, acrescentou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário