O novo conjunto de eclusas do Canal do
Panamá, que permitirá a passagem de navios de maiores dimensões pela via
interoceânica, passou pelas primeiras provas de funcionamento na última
terça-feira (23), informou o consórcio responsável por construir as
estruturas. Os testes envolveram a abertura e o fechamento das
comportas. As avaliações foram feitas nas
eclusas de Agua Clara, em Gatún, na província de Colón, no lado do canal
às margens do Oceano Atlântico.
“Na última terça-feira (23) foi
concluída, com sucesso, a primeira prova eletromecânica do movimento da
comporta 8 na câmara baixa da nova esclusa do setor Atlântico”,
informou, em um comunicado, o consórcio Grupo Unidos Por el Canal
(GUPC), contratado para a expansão do canal. “Estamos orgulhosos dos
avanços da obra. As provas seguem conforme o cronograma estabelecido”,
relatou o GUPC.
Para passar pelas avaliações, as eclusas
começaram a ser inundadas. Há duas semanas, essa operação teve início
nas estruturas do lado do Atlântico. Na última segunda-feira, os
trabalhos começaram na região do Pacífico. A fase de testes irá durar de
três a quatro meses em cada eclusa. A primeira prova com a passagem de
um navio será no final do ano ou no começo do próximo.
As obras
para a ampliação do Canal do Panamá começaram em 2007. Elas abrangeram a
construção de eclusas maiores, possibilitando a passagem de cargueiros
de maiores dimensões. As estruturas originais, com 33,5 metros de
largura e 12,8 metros de profundidade, permitem a navegação de navios
capazes de carregar até 4,4 mil teus. As novas, com 55 metros de largura e 18,3 metros de
profundidade, podem receber embarcações de até 12 mil teus.
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