segunda-feira, 22 de junho de 2015

Aliança batiza o cargueiro Vicente Pinzón no porto de Santos

       A Aliança Navegação batizou no último sábado (20), no Porto de Santos, o Vicente Pinzón, o mais novo cargueiro de sua frota. A embarcação, que tem capacidade para transportar 4.848 teus faz parte de um investimento de R$ 700 milhões na construção de seis novos porta-contêineres. A cerimônia foi realizada no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, que fica em Outeirinhos.

       Após o batismo, o navio seguiu para o Terminal de Contêineres (Tecon) da Santos Brasil, na Margem Esquerda (Guarujá) do cais santista, onde embarcaou 725 contêineres. Depois, no terminal Embraport, que fica na Área Continental de Santos, vai carregar 338 caixas metálicas. A embarcação tem 255 metros de comprimento e 37,3 metros de largura. O calado máximo é de 12,5 metros. Conta com 600 tomadas para contêineres refrigerados.

       O cargueiro começou a ser construído em janeiro de 2013 e foi entregue em 9 de julho do ano passado, pelo estaleiro Shangai Shipyad, quando começou sua viagem inaugural, partindo da China para o porto de Manaus (AM). A embarcação faz parte do serviço de cabotagem da Aliança, que soma 13 navios em operação e atendimento a 15 portos entre Buenos Aires e Manaus. No total, são 104 escalas mensais. O Vicente Pinzón fará a rota Anel 1.Além de Santos e Manais, os portos de Vila do Conde (PA), Pecém (PA), Suape (PE), Salvador (BA), Sepetiba (RJ), Rio Grande (RS), Imbituba (SC) e Itapoá (SC) também serão locais de escalas.

       “Em um país como o Brasil, com mais de 7.400 quilômetros de litoral e 80% da população vivendo a 200 quilômetros da costa, a cabotagem é a alternativa mais viável de transporte e parte fundamental da cadeia logística, oferecendo ganho de produtividade para as cargas transportadas, competitividade, segurança, além de proporcionar vantagens socioambientais”, afirmou o diretor-superintendente da Aliança Navegação e Logística, Julian Thomas.
 

       Segundo ele, como a operação de um navio de cabotagem é muito mais intensa do que a de um navio de longo curso, os novos porta-contêineres têm características especiais. Entre elas estão a climatização interna otimizada para os trópicos, o sistema de navegação eletrônico, que dispensa cartas de navegação tradicionais, além de passadiço provido de três radares, além de dois sistemas de ecobatímetros (aparelhos utilizados para sondagens) instalados especialmente para a navegação no Rio Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário