sexta-feira, 26 de junho de 2015

Workshop na Fiesp discute aplicação do novo programa de concessões de infraestrutura

       O novo programa de concessões anunciado pela presidente Dilma Rousseff vem provocando discussões no setor de logística, algumas sobre a perspectiva de que dessa vez ela de fato se torne realidade. No workshop, realizado na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) sobre “Investimentos em Logística e Transportes” o assunto foi o principal tema da pauta. O diretor de Rodovias, Ferrovias e Hidrovias, do Ministério do Planejamento, Felipe Borim Vilen, destacou os principais pontos plano ressaltando que “o seu lançamento tem um papel muito importante para a retomada do crescimento do país de forma sustentável”.

       Entre os benefícios citados pelo diretor, estão o aumento da competitividade da economia, a eficiência e o menor custo na hora de escoar a produção agrícola, a redução dos custos da logística para a indústria, além de muitas outras soluções. Para ele, todas essas ações trarão resultados para ampliar a competitividade das exportações. “É importante trazer esse diálogo com o setor privado para que esse novo pacote possa sair do papel. Isso é de grande importância para o setor”, disse.

       Já Ian Ramalho Guerriero, diretor de Portos e Aeroportos, do Ministério do Planejamento, destacou a nova lei dos portos e o papel dela diante desse novo plano. Segundo ele, ela trouxe inovações para o setor, entre elas, o aumento de investimentos em terminais privados. “Sem a exigência de carga própria, ela estabeleceu as diretrizes para a licitação de novos arrendamentos e a renovação dos já existentes, visando dar maior competitividade a esses terminais”.

       Desde a nova lei, explicou Guerriero, já existem muitos resultados positivos, citando entre eles, os investimentos de R$ 14,7 bi em 63 novos Tups (Terminais de Uso Privado). “A grande novidade é a licitação do Bloco 1, que agora deverá ser licitado em duas etapas incluindo o Terminal de Grãos, no Pará e em Santos, e dois de Celulose, também em Santos”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário