terça-feira, 30 de junho de 2015

Dragagem do canal do Porto de Santos será retomada no próximo semestre

       O ministro dos Portos, Edinho Araújo, anunciou que pretende retomar a licitação para dragagem do canal do Porto de Santos no próximo semestre. A concorrência, de R$ 300 milhões, tinha sido suspensa por uma liminar, que foi derrubada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região na última segunda-feira (22). Segundo o ministro, poderão participar empresas brasileiras e estrangeiras.
O serviço de dragagem a ser licitado prevê o aumento da profundidade do canal de navegação e das bacias de acesso aos berços de atracação, de 15 metros, em média, para 15,4 e 15,7.

       Os locais de atracação ficarão com uma fundura variando de 7,6 a 15,7 metros. Antes de realizar essa obra, o vencedor da concorrência terá de elaborar os projetos básico e executivo (mais detalhado) do empreendimento. A concorrência ocorre pelo modelo de RDC (Regime Diferenciado de Contratações Públicas). Nele, os preços são avaliados primeiro e apenas a participante selecionada tem a documentação conferida, a fim de agilizar o procedimento.

       Ao suspender a liminar, o juiz federal Reginaldo Márcio Pereira, destacou que os atos envolvendo a licitação em questão “são revestidos dos atributos de legitimidade, de legalidade e impessoalidade”. E enfatizou que “o interesse público resultante do certame licitatório promovido pela União e suspenso pela impetração na véspera da sessão de abertura das propostas deve prevalecer”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário