sexta-feira, 19 de junho de 2015

Ex-diretora do UBS afirma que banco suíço mantinha equipe que ajudava clientes da América Latina a evadir o fisco de seus países

       Uma ex-diretora do banco suíço UBS afirmou que a instituição financeira mantinha uma equipe de cerca de 30 pessoas destinadas a ajudar clientes latino-americanos a evadir o Fisco de seus países. Segundo ela, os gerentes de contas viajam para a região como "turistas" para não serem identificados. A denúncia foi apresentada por Stephanie Gibaud a um grupo parlamentar argentino que viajou até Paris para investigar a situação das contas secretas em paraísos fiscais e principalmente a situação do HSBC.

       Segundo um comunicado emitido após o encontro, a ex-diretora, que deixou o banco em 2012, explicou que o time de 30 intermediários ajudava clientes e empresas a tirar o dinheiro da região, por meio de "mecanismos de compensação". Na prática, o dinheiro não deixava a América Latina, mas a empresa teria uma conta na Suíça que, a cada transação, recebia um certo valor. Segundo ela, o UBS criou um manual que era distribuído a seus agentes para atrair clientes com fortunas "entre US$ 15 milhões e US$ 20 milhões e ajudar a evadir impostos".

       Esse manual teria sido criado depois da crise de 2008. Representantes do banco viajavam para a América Latina sem se identificar na Polícia Federal como banqueiros. Na maioria das vezes, eles entraram na Argentina, Brasil ou qualquer outro país se declarando como "turistas". (imagem: Zurique, centro financeiro da Suíça)

Nenhum comentário:

Postar um comentário