sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Porto de Imbituba impulsiona o desenvolvimento do Sul de Santa Catarina


          O potencial de crescimento de Tubarão, no Sul de Santa Catarina, está atrelado aos portos de Laguna e principalmente o de Imbituba e o Aeroporto de Jaguaruna, estruturas que ficam fora do município. A cidade é a maior no entorno destes terminais (a mais populosa da região é Criciúma que no entanto, localiza-se mais distante do litoral) e ponto de referência para quem busca hospedagem em função de reuniões de negócios ou para aguardar o próximo voo.
         A perspectiva de desenvolvimento ganharam mais impulso com o destravamento da BR-101, depois da inauguração da Ponte Anita Garibaldi, no primeiro semestre, que deixou o acesso à cidade, para quem vem do Norte, agora duplicado - falta apenas concluir a travessia sobre o Rio Tubarão, mais ao Sul do município, para duplicar completamente o trajeto na principal rodovia do Estado.
        "Já deu para sentir a busca de empresas por terrenos na região, mas esse clima pessimista brasileiro está segurando por enquanto", lamentou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Tubarão, Murilo Ghisoni Bortoluzzi. Para ele, a cidade precisa se consolidar como um canal do Mercosul e, para tal, deve começar a se preparar para o desenvolvimento que virá. "Deve construir o plano de mobilidade e atualizar o plano diretor", salientou.         "Tem uma série de empresas de Tubarão que prestam serviços para o porto, seja em engenharia ou em fornecimento de produtos. E temos um contrato de inteligência com a Unisul, que é da cidade, para prestação de serviços e pesquisas", relatou o diretor-presidente do Porto de Imbituba, Luis Rogério Pupo.           O complexo de Imbituba registrou aumento na movimentação de cargas de 60% entre 2013 e 2014. A previsão é de que ocorra um novo incremento de 8% neste ano, mesmo com a crise. A cidade de Tubarão encontra-se em uma localização logisticamente favorecida, próxima aos países do Mercosul e dispondo de dois portos em ampliação, embora o de Laguna, de fato, seja, por enquanto, usado quase que exclusivamente como terminal pesqueiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário