terça-feira, 22 de setembro de 2015

Tegram é saída econômica para Tocantins e outros estados do Norte e Nordeste

          O Tegram (Terminal de Grãos do Maranhão), que entrou em operação no Porto de Itaqui, em São Luis/MA, recentemente, deverá ser uma saída econômica para o Estado de Tocantins e outros das regiões Norte e Nordeste com relação à exportação de grãos. O terminal está operando 100% após um período de testes desde o mês de março e segundo o consórcio que administra, já supera as expectativas.
          O Estado de Tocantins deve ser beneficiado com maior agilidade e redução de custos de transporte de produtos que pode chegar a 40% e que serão exportados através do terminal. Segundo o Tegran, já foram embarcados este ano no Porto de Itaqui, 2,3 milhões de toneladas de grãos sendo 1,97 milhão de toneladas de soja e 330 mil de milho. Deste total 20% da soja veio do Tocantins pelas vias rodoviárias e ferroviárias e 35% do milho, o maior percentual dentre os demais estados que integram o terminal.
          O porta voz do Tegram, Luiz Cláudio Santos, disse que o terminal espera embarcar até 3 milhões de toneladas de grãos ainda este ano. Os embarques de farelo estão previstos para começar já em setembro. “O Tegram já estimula o agronegócio, este porto surgiu depois de 13 anos de espera mas perseveramos, era um anseio da cadeia produtiva e estamos vendo o sucesso do projeto”, salientou.
A licitação do terminal foi aprovada em dezembro de 2011, as obras começaram em 2013 e o primeiro navio carregado de soja saiu em março sendo um marco para a operação do Tegram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário