terça-feira, 22 de setembro de 2015

Governo gaúcho quer sediar o próximo Encontro Econômico Brasil/Alemanha, que será em 2017

          O vice-governador do Rio Grande do Sul, José Paulo Cairoli, entregou a carta de intenções que inclui o Estado na disputa para sediar o próximo Encontro Econômico Brasil-Alemanha, realizado no país em 2017, ao presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, nesta segunda-feira (21).
         Na condição de um dos organizadores do encontro, que ocorre anualmente, sendo um ano na Alemanha e outro no Brasil, o presidente da CNI disse que existem outros pretendentes, citando entre eles a Bahia, mas deverá incluir os gaúchos na disputa. Andrade se mostrou otimista em relação as chances do Rio Grande do Sul. "O Estado tem todas as condições de sediar este evento. Se não for em 2017, com certeza poderá ser em 2019", afirmou.
         O vice-governador destacou a tradição alemã como ponto forte. “O RS se caracteriza pela forte colonização alemã e por receber centenas de empresas e investimentos da Alemanha”, observou Cairoli.
O evento, realizado desde 1982, tem como propósito aproximar empresários, representantes de entidades e de governos do Brasil e da Alemanha. O próximo encontro será em Thürigen, em 2016.
         Em 2014, a exportação brasileira para a Alemanha chegou a US$ 6.632.731.467 e teve como principais artigos os produtos do setor primário, como grãos e minérios. A importação da Alemanha para o Brasil atingiu US$ 13.837.218.760, com foco em veículos automotores, componentes químicos e farmacêuticos, além de produtos industrializados do setor elétrico e metal-mecânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário