sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Abpa calcula que 25 mil toneladas deixaram de ser exportadas por causa da greve dos fiscais agropecuários

         A Abpa (Associação Brasileira de Proteína Animal), que reúne as indústrias de aves e suínos, manifestou preocupação com o impacto da greve  dos fiscais federais agropecuários, que já dura uma semana, sobre os negócios do setor. A entidade calculou que 25 mil toneladas de produtos deixaram de ser exportados nesses dias de paralisação.
         "Esse é um segmento muito sensível. Os contratos de exportação são rigorosamente fiscalizados, se não são cumpridos, é um problema", advertiu o presidente da Abpa, Francisco Turra. Ele previu, depois de dois meses de alta nos embarques de frango, efeito negativo em setembro, provocado pela paralisação.
         São os fiscais que emitem o certificado sanitário internacional, documento exigido para a exportação. "A greve foi nosso último recurso", alegou a delegada sindical no Rio Grande do Sul do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários, Consuelo Paixão Côrtes.
        Um comitê criado pela Frente Parlamentar Agropecuária para acompanhar as negociações deverá se reunir com a ministra da Agricultura e Pecuária Kátia Abreu na próxima terça-feira para examinar a situação.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário