terça-feira, 29 de setembro de 2015

SEP assina prorrogação antecipada do contrato do terminal da CSN em Itaguaí


          O ministro-chefe da Secretaria de Portos, Edinho Araújo, assinou nesta segunda-feira (28/) a prorrogação antecipada de contrato do terminal da CSN – Companhia Siderúrgica, em Itaguaí (RJ) e também autorizou a instalação de um TUP – Terminal de Uso Privado da empresa Vetria Mineração, em Santos (SP).
          Os dois empreendimentos representarão investimentos da ordem de R$ 5 bilhões nos próximos anos. “Os novos empreendimentos autorizados hoje provam que o setor portuário brasileiro apresenta uma demanda aquecida, e pode contribuir para a recuperação da economia brasileira”, afirmou o ministro.
          O primeiro documento assinado, da CSN, prevê a ampliação do terminal de carvão – Tecar, localizado no porto de Itaguaí, que movimenta minério de ferro e carvão. A prorrogação antecipada por 25 anos vai duplicar a capacidade das instalações, passando de 30 milhões para 60 milhões de toneladas ao ano.
         Araújo disse que a CSN assumiu o compromisso de fazer os investimentos até dezembro de 2019. O ministro explica que a prorrogação antecipada do terminal da CSN no Estado do Rio de Janeiro está prevista na Lei dos Portos, que permite o reequilíbrio econômico mediante o compromisso de novos investimentos.
TUP Santos
          O ministro também assinou a autorização para instalação do TUP – Terminal de Uso Privado da Vetria Mineração. O novo terminal vai ocupar área de 1,9 milhão de metros quadrados e vai movimentar três tipos de minério de ferro. O prazo de execução do investimento de R$ 2,5 bilhões é dezembro de 2016 com previsão de movimentação de 25 milhões de toneladas por ano. A Vetria Mineração pertence ao grupo Triunfo. Já administra terminal em Navegantes (SC) e além de Santos planeja outro terminal privado em Paranaguá (PR).
         “Cabe à Secretaria de Portos, como poder concedente, agilizar processos e garantir investimentos privados na expansão, modernização e ampliação de terminais. É o que estamos fazendo neste momento, finalizando a análise de renovações antecipadas e licitações de novos arrendamentos. Os dois atos de hoje buscam modernizar nossos portos brasileiros, garantindo maior competitividade”, concluiu o ministro Edinho Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário