A TGA Logística, atenta à cabotagem, está investindo no modal
focando, especialmente, no nicho de carga fracionada. Segundo o
diretor executivo da companhia, Adilson Santos, a decisão de ampliar sua
atuação para este segmento obedece a um momento estratégico, em que
oportunidades começam a aparecer, apesar da crise econômica do país.
“Entramos no mercado já ganhando em vantagem competitiva, por contarmos
com o conhecimento e toda a estrutura que envolve consolidação de carga
fracionada”, revelou.
O executivo disse que trata-se de um meio de transporte pouco explorado pelo
mercado logístico e que possui a mesma eficiência do transporte
rodoviário, onde a TGA já possui expertise, porém o custo de frete é
aproximadamente 30% menor. “A princípio, teremos uma rota regular de
Santos para Manaus e Suape e, em breve, pretendemos atingir a toda a
costa brasileira, sobretudo as rotas de maior distância”, relatou. Com expectativa de crescer cerca de 20 % nos primeiros seis
meses de atuação e 35 % no primeiro ano de operação, a TGA acredita que
nos seis primeiros meses deverão ser consolidadas cerca de 40 Teus/mês
de carga fracionada, dry (seca) e refrigerada.
A companhia ressaltou, porém, que não pretende concorrer com os
armadores. Para o diretor de Cabotagem da TGA, Álvaro Fagundes, o foco
da operadora logística é a carga fracionada. “Do total da carga do modal
rodoviário presente no mercado, com potencial para migrar para a
cabotagem, 25% é fracionada”, afirma o executivo. Antenada com o
crescimento de 12% do setor de cabotagem no 1º semestre deste ano, a
empresa já se prepara para o segundo semestre, de olho na otimização dos
negócios. “Nosso interesse não é apenas no business da
cabotagem. Estamos nos alinhando a um modal econômico, seguro,
sustentável e que promove menos poluição e desgaste da malha
rodoviária”, explicou Fagundes
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