segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Vale planeja terminar obras no terminal marítimo de São Luís até o início de 2016

          O início dos trabalhos no terminal marítimo da Vale em São Luís (MA) transformara o local em um grande canteiro de obras com dezenas de trabalhadores, máquinas e caminhões circulando e trabalhando em ritmo frenético. A razão de imprimir todo esse esforço é tentar concluir a obra, que colocará mais 90 milhões de toneladas de minério de ferro por ano no mercado global já a partir do ano que vem.
           Engenheiros e operários trabalham alheios à situação dos preços do minério, que despencaram a uma mínima histórica poucos meses atrás, em grande parte devido à crescente oferta global de grandes mineradoras como a própria Vale e suas rivais australianas BHP e Rio Tinto. "Estamos seguindo um umuito maduro. Não tem nenhuma diretriz para acelerar ou atrasar", assegurou o diretor de Implantação de Projetos Logística Norte, Adriano Mansk, responsável pelas obras, que acompanhou a reportagem da Reuters em uma visita às novas áreas do terminal marítimo de Ponta da Madeira, na capital maranhense.
         A multinacional brasileira de minérios trabalha intensamente também no interior, para começar a produzir no segundo semestre de 2016 minério de alta qualidade em uma nova mina no sudeste do Pará, o projeto S11D, que fica no principal polo produtor Carajás, de onde extraiu 120 milhões de toneladas no ano passado.
          Para a nova produção chegar aos compradores no exterior, é preciso construir um novo ramal ferroviário de 100 quilômetros e duplicar gradualmente 570 quilômetros já existentes da Estrada de Ferro Carajás, rumo a São Luís. No porto, está sendo feita uma ampliação das instalações em terra, como oficinas para os trens, mais equipamentos para descarregar as composições e novos pátios para armazenar minério.
         Dentro do mar, em um píer que está a 1.800 metros da costa, sob influência de fortes correntes de maré, a Vale também trabalha em uma estrutura gigantesca, um novo berço para atracar e carregar os navios Valemax, os maiores mineraleiros do mundo, com capacidade para transportar 400 mil toneladas de minério em uma única viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário