terça-feira, 22 de setembro de 2015

Ministério dos Transportes flexibiliza regras dos leilões na segunda etapa do PIL

          A estratégia do governo federal para desenvolver a segunda etapa do PIL (Programa de Investimentos em Logística), que prevê um investimento total de R$ 198,4 bilhões em infraestrutura no País, ganhou novo capítulo após o Ministério dos Transportes decidir flexibilizar as regras dos leilões de concessão que a iniciativa privada disputará.
          O objetivo é ampliar a concorrência para trazer construtoras estrangeiras e de pequeno e médio porte para o processo, atraindo mais empresas para dar vazão ao déficit de infraestrutura do País. Segundo a secretária-executiva dos Transportes, Natália Marcassa, a principal flexibilização é o fim da regra de leilões anteriores que exigia das empreiteiras um nível de patrimônio líquido mínimo para participar do certame.
           As estrangeiras também não precisarão mais de autorização por decreto presidencial para participar das disputas. Será possível entrar no certame com anuência do Ministério da Micro e Pequena Empresa. Com isso, ficam desobrigadas de cumprir todo o processo para criar uma filial no Brasil.
           O novo modelo também favorece as empresas de pequeno e médio porte. É possível, a partir de agora, que diversas empresas se juntem em uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) para apresentar uma proposta em um leilão. Com isso, as empresas têm mais facilidade para apresentar as garantias financeiras necessárias para assumir uma obra. De acordo com Marcassa, a meta é ampliar a competividade no setor de construção pelas obras financiadas pelo governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário