segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Porto de Imbituba aguarda homologação do aprofundamento do canal de acesso concluído há nove meses

         O Porto de Imbituba aguarda a homologação da obra de dragagem de aprofundamento concluída há nove meses para ser validada. O canal de acesso está com 17 metros, a bacia de evolução e os berços de atracação com 15 metros de profundidade. O local é o de maior calado (designação dada à profundidade a que se encontra o ponto mais baixo da quilha de uma embarcação) de Santa Catarina. Quando estiver apto, receberá navios de até 360 metros de comprimento e com capacidade de transportar até 15 mil contêineres.
         Os trabalhos iniciaram em fevereiro do ano passado, realizados pela draga Utrech, da holandesa Van Oord, e dará um impacto econômico muito grande na região. O presidente do porto, Luis Rogério Pupo Gonçalves, relatou que a expectativa é de que aumente em até 1000% o processo de arrecadação. “Com este crescimento, o primeiro impacto é no porto, mas, em seguida, esta riqueza é compartilhada e distribuída em forma de produtos para a região”, ressalta.
          Em maio deste ano foi realizada uma reunião conjunta entre o Porto de Imbituba, a Secretaria dos Portos (SEP) e o Instituto Nacional de Pesquisas Hidrográficas (INPH) com o objetivo de uma preparação para a última batimetria padrão Alfa a ser realizada. A operação fez parte do processo de homologação das novas condições operacionais do porto. 
        Esta experiência conjunta foi desenvolvida pela Autoridade Portuária, SEP, INPH e Marinha do Brasil e servirá como referência metodológica para criação de padrões técnicos e operacionais a serem utilizados em levantamentos hidrográficos em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário