O Porto de Imbituba aguarda a homologação da obra de dragagem
de aprofundamento concluída há nove meses para ser
validada. O canal de acesso está com 17 metros, a bacia de evolução e os
berços de atracação com 15 metros de profundidade. O local é o
de maior calado (designação dada à profundidade a que se encontra o
ponto mais baixo da quilha de uma embarcação) de Santa Catarina. Quando
estiver apto, receberá navios de até 360 metros de comprimento e com
capacidade de transportar até 15 mil contêineres.
Os trabalhos iniciaram
em fevereiro do ano passado, realizados pela draga Utrech, da holandesa Van
Oord, e dará um impacto econômico muito grande na região. O
presidente do porto, Luis Rogério Pupo Gonçalves, relatou que a expectativa é de que
aumente em até 1000% o processo de arrecadação. “Com este crescimento, o
primeiro impacto é no porto, mas, em seguida, esta riqueza é
compartilhada e distribuída em forma de produtos para a região”,
ressalta.
Em maio deste ano foi realizada uma reunião conjunta
entre o Porto de Imbituba, a Secretaria dos Portos (SEP) e o Instituto
Nacional de Pesquisas Hidrográficas (INPH) com o objetivo de uma
preparação para a última batimetria padrão Alfa a ser realizada. A
operação fez parte do processo de homologação das novas condições
operacionais do porto.
Esta experiência conjunta foi
desenvolvida pela Autoridade Portuária, SEP, INPH e Marinha do Brasil e
servirá como referência metodológica para criação de padrões técnicos e
operacionais a serem utilizados em levantamentos hidrográficos em todo o
país.
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