sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Economia dos Estados Unidos cresce 3,7% de abril a junho, superando as expectativas

         O crescimento da economia norte-americana no segundo trimestre apresentou ritmo mais forte do que se imaginava, conforme a terceira leitura do dado, publicada hoje pelo Departamento do Comércio. O Produto Interno Bruto (PIB) do país se expandiu a uma taxa anualizada de 3,9% entre abril e junho deste ano, considerando-se ajustes sazonais. A segunda leitura havia estimado crescimento de 3,7% no período e a primeira, de 2,3%.
         A terceira estimativa do PIB surpreendeu analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que não esperavam uma nova revisão e previam ganho anualizado de 3,7% no segundo trimestre. Os gastos do consumo, que representam mais de dois terços do PIB, contribuíram para a revisão positiva, aumentando a uma taxa de 3,6% entre abril e junho, ante +3,1% na leitura anterior.
         O novo cálculo também refletiu notícias positivas no setor de construção. Enquanto a construção de moradias cresceu em ritmo revisado de 9,3% no segundo trimestre, a construção fora do setor residencial teve expansão de 6,2%, mostrando forte revisão ante a leitura anterior, de +3,1%. Além disso, a estimativa para os lucros corporativos também foi revisada para cima, de +5,1% para +6,4%.
         Os números dos Departamento do Comércio, contudo, também sugerem crescimento mais fraco dos EUA no terceiro trimestre. Uma medida de estoques privados, por exemplo, mostrou estagnação no segundo trimestre, sugerindo que as empresas podem preferir desovar os produtos em suas prateleiras em vez de manter a produção. Mas o resultado de abril a junho, de qualquer modo, representou um grande avanço em relação ao do primeiro trimestre, quando o PIB norte-americano cresceu a um desanimador ritmo anual de 0,6%, afetado principalmente pelo clima frio da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário