segunda-feira, 27 de julho de 2015

Exportações de carne bovina alcançam US$ 2,7 bilhões em 2015

       As exportações de carne bovina brasileira no primeiro semestre somaram US$ 2,7 bilhões, com embarques de mais de 656 mil toneladas do produto. Os destaques em crescimento nos seis primeiros meses, na comparação com 2014, foram o Egito, com 25% de expansão em faturamento e 28% em volume; e Estados Unidos, que importaram 83% a mais em carne industrializada, um crescimento de 61% em faturamento.
       No total das exportações, quando comparado com o primeiro semestre do ano passado, o setor registrou uma retração no volume exportado (14%) e em faturamento (18%). Os números resultaram, principalmente, da queda nos embarques para três grandes mercados: Hong Kong, Rússia e Venezuela, influenciada pelo cenário internacional, com crise do petróleo e variações cambiais, que acabou atingindo diversos setores da exportação brasileira.
       Mesmo com queda no período, o setor espera uma recuperação para o segundo semestre, já que os seis primeiros meses de 2015 também foram marcados por grandes conquistas, como o fim dos embargos da China, Iraque e África do Sul, e a abertura do mercado americano.
      “China e Estados Unidos eram nossos mercados estratégicos para este ano. Depois de anos de luta do setor, conseguimos reverter essa situação, com atuação decisiva da ministra da Agricultura e Pecuária, Kátia Abreu, afirmou Antônio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC – Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário