sexta-feira, 17 de julho de 2015

Mercosul agora vai... O Suriname e a Guiana estão entrando

       Os países membros do Mercosul, Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, assinaram acordo para incluir o Suriname e a Guiana como associados ao bloco. Os dois países juntos têm cerca de 1 milhão de habitantes e PIB de US$ 5 bilhões, equivalentes ao da cidade de Caxias do Sul (RS). Nesta sexta-feira (17), também foi assinado novo protocolo para a inclusão da Bolívia no bloco. Em 2012, Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela assinaram acordo de entrada da Bolívia, quando o Paraguai estava suspenso do bloco - por causa do golpe parlamentar contra o ex-presidente Fernando Lugo.

       Como os parlamentos da Argentina, do Uruguai e  da Venezuela já haviam aprovado a inclusão do país no bloco, não será necessária nova ratificação. No caso do Brasil e do Paraguai, o Congresso de cada país ainda terá que aprovar a inclusão da Bolívia. Atualmente, a Bolívia é classificada como país associado, em processo de inclusão.

        A 48ª edição da Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados ocorreu hoje, no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF). A Cúpula de Chefes de Estado encerrou a presidência Pro Tempore Brasileira do Mercosul, exercida durante o primeiro semestre de 2015. Ao final da Cúpula, a Presidência Pro Tempore do bloco foi transferida para o readmitido Paraguai. (imagem: sede do Governo do Suriname, em Paramaribo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário