quarta-feira, 29 de julho de 2015

Comércio exterior pode ser um dos vetores da retomada do crescimento econômico

       O comércio exterior pode ser um dos principais vetores de retomada da economia, segundo o secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Marcelo Maia. Em palestra durante evento em São Paulo, ele defendeu o Plano Nacional de Exportações como uma prioridade do governo em meio à atual crise econômica.
       "O comércio exterior é vetor do crescimento econômico e é importante especialmente em um momento de ajuste fiscal. Ele pode ser um pilar da retomada do crescimento, com importância na manutenção e ampliação de empregos", disse Maia.
       O secretário destacou que o setor de serviços está cada vez mais entrelaçado com a indústria e representa quase 70% do PIB, e avaliou que os maiores desafios para o setor são a qualificação da mão de obra, a concentração regional no sudeste, a agregação de valor, a produtividade e a inovação.
       "O tamanho do setor de serviços cria uma falsa impressão de avanço do setor, já que é o mesmo percentual da economia americana. Os serviços no Brasil, entretanto, são de baixo valor agregado, o que advém da falta de mão de obra qualificada e da baixa produtividade no país", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário