segunda-feira, 20 de julho de 2015

Porto de Rio Grande ultrapassa o de Paranaguá nas operações de soja, com alta de 12%

       O Porto de Rio Grande (RS) ultrapassou o de Paranaguá nas exportações de soja e está agora em segundo lugar, atrás apenas do terminal de Santos (SP), apontou levantamento da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). Enquanto o terminal gaúcho respondeu no primeiro semestre do ano por embarques de 5,590 milhões de toneladas do grão, alta de 12,7% ante os seis primeiros meses de 2014,o porto paranaense movimentou 5,206 milhões de toneladas, queda 13,7%.

       O diretor-geral da Anec, Sérgio Mendes, afirmou que os portos de Rio Grande e São Francisco do Sul, em Santa Catarina, vêm se consolidando como alternativas de escoamento de grãos na Região Sul enquanto Paranaguá continua recebendo cargas de Estados do Centro-Oeste. "Em virtude do line-up de Paranaguá, exportadores buscam mais eficiência em outros portos", explicou Mendes. "Rio Grande acaba sendo uma rota interessante no Sul do país," destacou o dirigente.

       Os dados da Anec também mostraram incremento das exportações da oleaginosa pelos portos do Norte do País. Das 35.163.244 toneladas de soja em grão exportadas entre janeiro e junho, 1.224.907 toneladas foram enviadas ao exterior via Barcarena, no Pará, e 2.997.272 toneladas, por Itaqui, no Maranhão, contra 391.708 toneladas e 1.517.146 toneladas, respectivamente, em igual período do ano passado. Isso significou, segundo Mendes, que o volume de soja adicional que o Brasil está exportando neste ano não saiu pelos portos do Sul e Sudeste e sim pelo Arco Norte. "Dois milhões de toneladas são 57 mil carretas que deixam de descer", informou. "Criou-se condição para que o produto saia pelo Norte. Itaqui e Barcarena são uma realidade," acrescentou.

       A perspectiva da Anec é de que nos próximos meses os embarques de soja continuem firmes apesar do início da temporada de exportação de milho. "Conversei com os associados, e as perspectivas de exportação estão aumentando. Tínhamos projetado 46 milhões de toneladas, depois 48 milhões de toneladas, e agora se fala em 50 a 51 milhões de toneladas em 2015", apontou. "O câmbio está permitindo que a gente exporte um pouco mais." A perspectiva de embarques simultâneos de soja e milho ao longo dos próximos meses não preocupa os exportadores. "Quinze milhões de toneladas em seis meses não é um problema", adiantou Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário