A Braskem, maior petroquímica das Américas e
líder mundial na produção de biopolímeros, e a Wilson Sons, operadora
de serviços portuários e dona do Tecon Rio Grande, firmaram parceria
para reativar a movimentação de contêineres no Terminal Santa Clara,
localizado no Polo Petroquímico de Triunfo (RS). O acordo já havia sido anunciado pelo Blog LuizReni/RevistaMundo em edições passadas.
O acordo entre as duas empresas definiu a
retomada do transporte desse tipo de carga pelo Rio Jacuí, entre Triunfo
e o Porto de Rio Grande, e possibilitará a substituição do transporte
rodoviário pela hidrovia, reduzindo custos e otimizando a locomoção. O
terminal, batizado de Contesc, terá capacidade de movimentação de carga
de 100 mil teus, que representa 15% do volume de contêineres
movimentados no Tecon Rio Grande, ratificando o propósito de ser um
canal oficial de ligação entre o Porto e o setor produtivo. O início das
operações está previsto para outubro.
A Wilport, empresa do
Grupo Wilson Sons, será a responsável pela operação e prospecção de
empresas que movimentarão suas cargas por Rio Grande via Terminal
Santa Clara. Inicialmente, o Contesc será o ponto de partida para
transportar grande parte das resinas da Braskem, embarcadas atualmente
por rodovia. Segundo Paulo Bertinetti, diretor presidente do
Tecon Rio Grande, trata-se de um projeto altamente estratégico para o
Rio Grande do Sul.
“Teremos um modelo de transporte no qual vamos criar
melhorias, alavancar projetos logísticos com redução de custos, eliminar
riscos de acidentes e avarias, além de reduzirmos um grande percentual
de emissão de gases. Acreditamos que duas viagens semanais (ida e volta)
de uma embarcação com capacidade de 300 teus poderiam atender a
demanda”, detalhou Bertinetti.
Como o calado do Jacuí não permite o
acesso de navios de grande porte, os terminais de Santa Clara e Rio
Grande foram concebidos para operar de forma integrada como parte da
mesma solução logística do Polo Petroquímico. “O acordo vai aumentar
expressivamente o fluxo de cargas do Polo, em Triunfo, e o Porto de Rio
Grande, que até então estava restrito a cargas líquidas da Braskem”,
afirmou Hardi Schuck, diretor de logística da companhia.
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