sexta-feira, 24 de julho de 2015

Grupos Brasken e Wilson Sons confirmam início das operações de contêineres no Terminal Santa Clara

        A Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, e a Wilson Sons, operadora de serviços portuários e dona do Tecon Rio Grande, firmaram parceria para reativar a movimentação de contêineres no Terminal Santa Clara, localizado no Polo Petroquímico de Triunfo (RS). O acordo já havia sido anunciado pelo Blog LuizReni/RevistaMundo em edições passadas.
        O acordo entre as duas empresas definiu a retomada do transporte desse tipo de carga pelo Rio Jacuí, entre Triunfo e o Porto de Rio Grande, e possibilitará a substituição do transporte rodoviário pela hidrovia, reduzindo custos e otimizando a locomoção. O terminal, batizado de Contesc, terá capacidade de movimentação de carga de 100 mil teus, que representa 15% do volume de contêineres movimentados no Tecon Rio Grande, ratificando o propósito de ser um canal oficial de ligação entre o Porto e o setor produtivo. O início das operações está previsto para outubro. 
       A Wilport, empresa do Grupo Wilson Sons, será a responsável pela operação e prospecção de empresas que movimentarão suas cargas por Rio Grande via Terminal Santa Clara. Inicialmente, o Contesc será o ponto de partida para transportar grande parte das resinas da Braskem, embarcadas atualmente por rodovia. Segundo Paulo Bertinetti, diretor presidente do Tecon Rio Grande, trata-se de um projeto altamente estratégico para o Rio Grande do Sul.
      “Teremos um modelo de transporte no qual vamos criar melhorias, alavancar projetos logísticos com redução de custos, eliminar riscos de acidentes e avarias, além de reduzirmos um grande percentual de emissão de gases. Acreditamos que duas viagens semanais (ida e volta) de uma embarcação com capacidade de 300 teus poderiam atender a demanda”, detalhou Bertinetti. 
       Como o calado do Jacuí não permite o acesso de navios de grande porte, os terminais de Santa Clara e Rio Grande foram concebidos para operar de forma integrada como parte da mesma solução logística do Polo Petroquímico. “O acordo vai aumentar expressivamente o fluxo de cargas do Polo, em Triunfo, e o Porto de Rio Grande, que até então estava restrito a cargas líquidas da Braskem”, afirmou Hardi Schuck, diretor de logística da companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário