quarta-feira, 29 de julho de 2015

Ministro assina contrato de dragagem do acesso ao Porto de Rio Grande



       O ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), Edinho Araújo (foto), assina nesta quarta-feira, 29, em Brasília, o contrato de Dragagem para Readequação da Geometria do Canal de Acesso ao Porto do Rio Grande. O consórcio vencedor do processo licitatório é formado pelas empresas Jan de Nul do Brasil e Dragabrás. A dragagem é essencial para o desenvolvimento das atividades portuárias.
       “A assinatura do contrato é a certeza da execução da obra que é tão importante para o desenvolvimento do Porto do Rio Grande e do Estado do Rio Grande do Sul”, comemorou o superintendente, Janir Branco. A obra está orçada em R$368 milhões com recursos da Secretaria de Portos do Governo Federal. É um investimento totalmente coordenado pelo órgão federal.
       A dragagem de manutenção deve retirar do canal cerca de 18 milhões de metros cúbicos de sedimentos. “O cálculo é feito com base nas taxas de assoreamento do canal. Algumas situações já vêm sendo relatadas sobre isso e a dragagem garantirá a competitividade do complexo portuário gaúcho”, explicou Branco. O tema foi debatido na última sexta-feira, 24, na reunião do Conselho de Autoridade Portuária quando todos os membros: empresários, órgãos públicos e trabalhadores confirmaram a necessidade da realização da dragagem.
       A partir do momento da assinatura do contrato, o consórcio vencedor tem seis meses entre planejamento e mobilização para a execução do serviço. O superintendente já relatou para grupos da sociedade civil organizada e também para o Conselho de Autoridade Portuária que todo o processo será de transparência com a comunidade e intensa fiscalização para garantir a proteção do meio ambiente. “Não queremos desenvolvimento a qualquer custo. A dragagem, que será executada em dez meses, é uma necessidade e faremos todo o esforço no processo de fiscalização técnica e social”, concluiu Janir Branco.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário