O ministro da Secretaria de
Portos da Presidência da República (SEP/PR), Edinho Araújo (foto), assina nesta
quarta-feira, 29, em Brasília, o contrato de Dragagem para Readequação da
Geometria do Canal de Acesso ao Porto do Rio Grande. O consórcio vencedor do
processo licitatório é formado pelas empresas Jan de Nul do Brasil e Dragabrás.
A dragagem é essencial para o desenvolvimento das atividades portuárias.
“A assinatura do contrato é a
certeza da execução da obra que é tão importante para o desenvolvimento do
Porto do Rio Grande e do Estado do Rio Grande do Sul”, comemorou o
superintendente, Janir Branco. A obra está orçada em R$368 milhões com recursos
da Secretaria de Portos do Governo Federal. É um investimento totalmente
coordenado pelo órgão federal.
A dragagem de manutenção deve
retirar do canal cerca de 18 milhões de metros cúbicos de sedimentos. “O
cálculo é feito com base nas taxas de assoreamento do canal. Algumas situações
já vêm sendo relatadas sobre isso e a dragagem garantirá a competitividade do
complexo portuário gaúcho”, explicou Branco. O tema foi debatido na última
sexta-feira, 24, na reunião do Conselho de Autoridade Portuária quando todos os
membros: empresários, órgãos públicos e trabalhadores confirmaram a necessidade
da realização da dragagem.
A partir do momento da assinatura
do contrato, o consórcio vencedor tem seis meses entre planejamento e
mobilização para a execução do serviço. O superintendente já relatou para grupos da sociedade civil organizada e também para o
Conselho de Autoridade Portuária que todo o processo será de transparência com
a comunidade e intensa fiscalização para garantir a proteção do meio ambiente.
“Não queremos desenvolvimento a qualquer custo. A dragagem, que será executada em dez meses, é uma necessidade e
faremos todo o esforço no processo de fiscalização técnica e social”, concluiu
Janir Branco.
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