terça-feira, 21 de julho de 2015

Paraná ganhará novos terminais portuários privados para operar todo tipo de cargas

       O curto litoral do Paraná deverá ganhar diversos terminais portuários privados. São eles o Porto Pontal, investimento de R$ 1,5 bilhão, ocupando área de cerca de 600 mil m² na Ponta do Poço e gerando 2 mil empregos diretos. O projeto será focado na movimentação de containers e pretende ser o primeiro porto do país a operar guindastes sobre trilhos, a exemplo da Europa. O novo porto privado pode ampliar em 55% a capacidade produtiva do estado, que passaria a movimentar 70 milhões de toneladas em cargas.

      Situado na entrada da baía, o Porto Pontal terá vantagem de uma hora de atracação na comparação com o Porto de Paranaguá, que fica numa área mais interna da baía. O projeto pretende implantar um cais de mil metros e três berços de atracação simultânea de navios, com calado de 16 metros.

       Outro projeto será o do Novo Porto, investimento de R$ 3 bilhões, numa área de 200 hectares na foz do Rio Embocuí, que vai criar 3 mil empregos diretos nas duas fases (implantação e operação). O Novo Porto movimentará todo tipo de carga. Além de armazéns destinados a graneis (soja, milho e fertilizantes), o espaço contará também com área de silos verticais (trigo, malte e cevada), pátios de containers e de veículos.

       O TUP Subsea terá investimento de R$ 103 milhões e ocupará área de 2,6 mil hectares em Pontal do Paraná, entre o balneário Shangri-lá e a foz do Rio Guaraguá e proporcionará 1 mil empregos diretos nas duas fases (implantação e operação. O terminal privativo servirá exclusivamente para a montagem e embarque de tubos de aço carbono, rígidos e semirrígidos, bem como estruturas e demais componentes de sistemas submarinos, usados na prospecção e exploração de petróleo e gás, fornecidos pela Subsea para campos do pré-sal.


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