quinta-feira, 23 de julho de 2015

Ministro explica em detalhes oportunidades de investimentos em terminais portuários

       O ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos (SEP), Edinho Araújo (foto), explicou em detalhes as oportunidades de investimentos privados em arrendamentos, prorrogações antecipadas de contratos de terminais e instalação de novos TUPs. Ele destacou, especialmente, questões referentes aos investimentos no setor portuário, por meio do PIL (Programa de Investimentos em Logística).
        Araújo mostrou as oportunidades de investimentos privados em arrendamentos, prorrogações antecipadas de contratos de terminais e instalação de novos TUPs (Terminais de Uso Privado), em todo o país. Segundo o ministro, há disponíveis recursos privados para atrair até R$ 37,4 bilhões, “o que deverá revolucionar o sistema portuário brasileiro, aumentando a eficiência das operações, tornando o País mais competitivo e reduzindo custos”.
        O ministro revelou que serão licitadas primeiro as áreas pacificadas e aquelas com maior demanda. Ele lembrou que algumas áreas previstas para arrendamentos ainda estão judicializadas. O ministro destacou ainda que já foram publicados seis editais de chamamento público para PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse), com o objetivo de obter estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para arrendamentos de instalações portuárias.
       “Os editais contemplam duas áreas no Porto de Santos, duas no Porto de Suape, uma no Porto do Rio de Janeiro e uma no Porto de São Francisco do Sul. As áreas a serem estudadas poderão movimentar diversos tipos de carga, como veículos, granéis sólidos vegetais, granéis líquidos e carga geral. A previsão é de que os investimentos nos futuros terminais deverão chegar a R$ 1,3 bi”, explicou o ministro. Araújo acrescenntouy que, já no dia seguinte à publicação da PMI, vários grupos mostraram interesse em participar dos estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário