segunda-feira, 20 de julho de 2015

Tecons de Rio Grande e Salvador consideram cabotagem modal atrativo "neste momento de crise"

         A diretora comercial do Tecon Salvador (BA), Patrícia Iglesias, afirmou que "neste momento de crise e dificuldade que as empresas estão enfrentando a cabotagem se torna ainda mais atrativa já que o modal proporciona, no transporte de longa distância, uma redução significativa nos custos logísticos, impactando na competitividade de mercado." Segundo ela, "apesar de as expectativas para a economia em 2015 serem desanimadoras, os terminais de contêineres do Rio Grande e de Salvador mantém as expectativas positivas quando o assunto é: cabotagem."

        "Há ainda um grande potencial de atração de novas cargas para a cabotagem. Portanto, o modal, apesar dos desafios econômicos, se manterá crescendo e em desenvolvimento”, previu a executiva. No balanço sobre o modal nos últimos anos, ela considerou como certa a decisão de direcionar esforços para desenvolver o transporte via cabotagem no estado da Bahia, sintetizando a questão como mais que correta. “Com equipe dedicada ao desenvolvimento deste modal, mapeamos oportunidades em todo o país, otimizamos processos e reduzimos drasticamente o tempo de liberação de cargas de cabotagem. Todas as ações foram direcionadas ao aumento da competitividade do modal. Triplicamos o volume movimentado três anos atrás”, explicou.

       O executivo de Cabotagem do Tecon Rio Grande, Vinicius Rufatto de Barros, também analisou que as expectativas são muito positivas para o modal. “Mesmo em um momento de mercado retraído, temos expectativa de crescimento. Até maio, registramos aumento de 5,8% na movimentação em TEU, na comparação com os cinco primeiros meses de 2014”, destacou. Segundo ele, é no momento em que o mercado está retraído, que as empresas buscam cada vez mais a redução de custos para se manterem competitivas. “E a cabotagem se coloca como uma alternativa para a redução de custos, seja ela no frete seguro, na armazenagem, entre outros", salientou.

       Na rota do cenário positivo, pelo menos a cabotagem, Barros relatou que até o mês de maio desse ano, o terminal gaúcho movimentou 284,6 mil teus. Ele ressaltou que na cabotagem, de janeiro a maio, foram registradas movimentações de 16.392 teus, uma alta de 5,8% em relação a igual período do ano anterior e de 14% na comparação com os cinco primeiros meses de 2013. “Este resultado demonstra crescimento real e concreto do modal no estado do Rio Grande do Sul”, avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário