O governador do Rio Grande do Sul José Ivo Sartori recebeu nesta terça-feira (14), em Brasília, a
confirmação do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, da
formação de um grupo de trabalho de técnicos do Estado e do
governo federal para analisar a inclusão de novos trechos de rodovias
federais e estaduais no plano de concessões rodoviárias da União. Nesses
trechos, estão estradas que têm ligação com Santa Catarina, formando
corredores até o porto de Rio Grande.
O Plano de Investimentos em
Logística (PIL) contemplará um bloco de 581 quilômetros das rodovias
federais 101, 116, 386 e 290, com investimentos de aproximadamente R$
3,2 bilhões. Conforme Sartori, a intenção é "fazer uma grande rede, que
possa estabelecer um complexo de infraestrutura rodoviária". Conforme
Sartori, o corpo técnico terá prazo para examinar a questão até o final
deste ano, já que os leilões dos trechos têm início previsto para 2016.
"Estamos apresentando o nosso caderno de estudos, para que possam se
acentuar a negociação e o entendimento", afirmou.
Sartori
destacou que é importante fazer um trabalho articulado para inclusão
dessas novas estradas. Uma delas poderia ser parte da ERS-122, na Serra
gaúcha, hoje sob administração da EGR. Outro caso seria o trecho da BR
448, ligando Sapucaia do Sul a Portão. "É melhor fazer um trabalho de
forma dialogada e entendida, e achamos que haverá interessados para
enfrentar esse desafio", disse. A concessão da BR-386 seria
estendida, por exemplo, até Iraí, na divisa com Santa Catarina. Outra
ideia é acrescentar o ponto concedido da BR-290 (freeway) até Cachoeira
do Sul. A BR-101 incluiria o trecho de Torres a Osório, e a BR-116 teria
concessão entre Porto Alegre e Camaquã.
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