segunda-feira, 27 de julho de 2015

ANTT recebe sugestões sobre modelo de gestão da segurança ferroviária

       A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) receberá, até o dia 14 de agosto, sugestões da população sobre o modelo de gestão da segurança ferroviária. A medida apresenta um estudo sobre o tema, que é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a Agência e a EPL (Empresa de Planejamento e Logística).
       O objetivo é apresentar propostas de medidas que ajudem a diminuir o número de acidentes e incidentes ferroviários. Conforme o levantamento, em 2013 foram registradas mais de 200 ocorrências. Apesar de uma tendência de queda, o incremento no volume de tráfego sobre a rede ferroviária causa impactos sobre o índice de acidentes. Em 2013, passaram pela rede ferroviária brasileira 463 milhões de toneladas.
        O estudo apresenta sugestões sobre a definição das responsabilidades dos agentes envolvidos na operação ferroviária, de processos que aumentem a segurança e de harmonização da estrutura regulatória. O modelo de gestão de segurança deverá ser aplicado às atuais e às futuras concessões ferroviárias. Atualmente, 12 concessionárias operam a malha ferroviária brasileira, que é de quase 30 mil quilômetros. A nova etapa do PIL (Programa de Investimentos em Logística), anunciada pelo governo federal em junho, prevê a concessão de, pelo menos, outros quatro mil quilômetros de vias férreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário