quarta-feira, 22 de julho de 2015

Santos Brasil economiza 2,8 milhões de litros de água com sistema de lavagem a seco de veículos e equipamentos

       A Santos Brasil adotou há pouco mais de um ano a lavagem a seco de veículos e equipamentos para transportes rodoviários, modelo pioneiro no Porto de Santos e já alcançou uma economia de cerca de 2,8 milhões de litros de água. Este volume seria suficiente, por exemplo, para abastecer uma família de quatro pessoas por mais de dez anos.
       A lavagem a seco foi implantada em maio do ano passado e hoje é utilizada para toda a frota da Santos Brasil Logística, que conta com dois Clias (Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros), em Santos e Guarujá, uma unidade em Guaratinguetá (SP) e dois CDs (Centros de Distribuição), em São Bernardo do Campo e na capital paulista. São 143 caminhões e 228 semirreboques.
       A economia de 2,8 milhões de litros de água, conseguida entre maio do ano passado e o início de julho deste ano, representa 13% de toda a água consumida em 2014 pelas unidades de Logística da companhia. No período, foram realizadas 1.900 lavagens a seco. Cada uma delas representa uma economia de 1.480 litros de água, quantidade necessária à limpeza de um único caminhão por meio da lavagem convencional.
       A técnica utiliza um pano umedecido em um produto biodegradável para limpar os caminhões. Uma equipe de cinco pessoas consegue lavar de sete a oito veículos por dia. Além dos ganhos para o meio ambiente com a economia de água, a lavagem a seco proporcionou a redução das emissões de gases poluentes.
       Quando eram lavados com o método convencional, os caminhões precisavam ser deslocados até um estabelecimento credenciado, localizado no município de São Vicente (SP). Agora é possível lavá-los dentro de unidades logísticas da Santos Brasil. Isso também ajudou a reduzir o tráfego de caminhões nas rodovias da Baixada Santista.
      O gerente-executivo de Transportes da Santos Brasil, Wendell Fernandes,  explicou que a lavagem a seco vem proporcionando ganhos operacionais à empresa e aos clientes. "Antes precisávamos de um dia inteiro para lavar um único caminhão, incluindo o tempo gasto com o deslocamento. Com a lavagem a seco, esses veículos são limpos em cerca de uma hora, e ficam à disposição para serem operados muito mais rapidamente", afirma Fernandes.
       "A Santos Brasil possui um compromisso com a eficiência de suas operações em todos os sentidos. Buscamos exceder as expectativas dos nossos clientes e ao mesmo tempo melhorar nosso desempenho ambiental. Acreditamos que a gestão sustentável contribui para o futuro e o sucesso da companhia", destacou o gerente de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Santos Brasil, Hemerson Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário