quinta-feira, 30 de julho de 2015

Convênio entre Univali e Petrobras garante monitoramento inédito de animais no Sul e Sudeste do Brasil

       Um convênio firmado entre a Univali (Universidade do Vale do Itajaí) e a Petrobras garantirá monitoramento inédito de aves, tartarugas e mamíferos marinhos que chegam mortos ou debilitados às praias do Sul e Sudeste do país. O monitoramento, feito por terra, inicia em 30 dias.
       O levantamento será feito de Ubatuba (SP) a Laguna e incluirá 15 instituições. Os pesquisadores terão a missão de avaliar se a produção e o escoamento de petróleo e gás natural causam impacto aos animais. A ação é condicionante do licenciamento ambiental para exploração do pré-sal na Bacia de Santos e foi exigida pelo Ibama.
       A indicação da universidade catarinense para coordenar os trabalhos foi do Ibama, que reconheceu o trabalho pioneiro do professor e pesquisador André Barreto. Desde 1990, ele mantém em Itajaí o Sistema de Apoio ao Monitoramento de Mamíferos Marinhos (Simmam), no Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMar).
       Na prática, os pesquisadores poderão enfim explicar o que tem causado os encalhes constantes de animais na costa, e indicar se as ocorrências aumentaram ou diminuíram no decorrer do tempo. "A estatística é a parte fundamental do projeto. Em pesquisa temos ideias, que têm que ser comprovadas com fatos. Poderemos dizer se o número de encalhes é anormal", avisa Barreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário