A equipe de tecnologia e manutenção da Embraport, instalado na
Margem Esquerda (Área Continental) do cais santista, em menos de dois anos de operação no terminal, desenvolveu um novo
sistema de reconhecimento digital para movimentar cargas soltas. A
demanda surgiu depois de constatar a demora para fazer a conferência,
por exemplo, de trilhos desembarcados no cais da empresa.
O
resultados foram imediatos: ao invés de utilizar pouco mais de uma hora
para conferir cada carga, o funcionário realiza o serviço em até 5
minutos. Esse patamar só foi alcançado depois da adaptação de
equipamentos, agora capazes de lerem os códigos acoplados em cada
unidade de carga. Ao digitalizar o processo, o cliente também
passou a ser beneficiado. Conforme o diretor da Embraport, Reynaldo
Pincette, um relatório, em tempo real, é gerado para que todos os
envolvidos naquele processo possam estar cientes do que está ocorrendo, permitindo o controle do produtos por todos os intervenientes.
Até
março, um fiscal da empresa tinha a missão de anotar todos os números
de série das cargas em uma prancheta e passar estas informações
manualmente à importadora da carga, para que fosse possível monitorar o
deslocamento do material. O procedimento deixou de ser feito depois que o
pessoal de Tecnologia da Informação (TI) desenvolveu um programa capaz
de fazer a leitura dos códigos existentes em cada carga. Por meio de um
coletor de dados, disponibilizado para o conferente registra as
informações de maneiras mais ágeis, facilitando o processo.
A partir do início da operação, já foram movimentados 38 mil trilhos no terminal da
empresa, informou Pincette. Pelo método antigo, com base no cálculo de
horas trabalhadas, seriam gastos quase 80 dias para catalogar todas as
peças. Com o novo recurso, a empresa ganha aproximadamente 20 dias para
focar esforços em outra área. Ao mesmo tempo, a
equipe de tecnologia da Embraport conseguiu eliminar uma etapa na
pesagem obrigatória de contêineres, porque os técnicos da empresa
acoplaram aos transtêineres (guindastes que fazem o transporte da carga
no pátio) um sistema próprio capaz de calcular o peso da carga que é
transportada.
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