quarta-feira, 29 de julho de 2015

Porto de Itapoá ganha Unidade de Vigilância Agropecuária que agilizará ainda mais as operações



       A partir de agora a liberação no Porto Itapoá das cargas que exigem inspeção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) poderá ser feita com mais agilidade graças à abertura de uma Unidade de Vigilância Agropecuária (Uvagro) dentro do Terminal.
     As operações no terminal no Norte Catarinense tiveram início em junho de 2011 e, desde então, toda a estrutura de vigilância agropecuária no Terminal era atendida pela equipe lotada no Porto de São Francisco do Sul. Mesmo assim, o atendimento dos agentes do MAPA em Itapoá sempre foi pautado pela agilidade e busca da eficiência nas inspeções e liberações das cargas.
     Agora, com a unidade instalada no próprio Porto, este processo tende a ficar ainda mais rápido, contribuindo significativamente para que os clientes, especialmente exportadores, consigam mais rapidez na movimentação de suas cargas.
     O presidente do Porto Itapoá, Patrício Júnior, ressaltou os desafios diários que um Terminal Portuário enfrenta, no comprometimento com os resultados dos clientes e, ao mesmo tempo, na gestão das parcerias necessárias com os órgãos intervenientes para que todos trabalhem em prol do desenvolvimento do país.
     “Hoje, estamos comemorando o fruto da parceria construída junto ao Ministério da Agricultura nos últimos quatro anos. Mesmo sem uma estrutura formal dentro do Terminal, os servidores do MAPA sempre fizeram parte do time do Porto Itapoá, prestando, dentro de suas condições, o melhor serviço possível. Agora, esta eficiência deve se tornar ainda mais visível aos olhos dos clientes, que terão em Itapoá um dos menores tempos de liberação de cargas entre os portos brasileiros”, comemorou Patrício Junior.
     Até a abertura da UVAGRO-Itapoá as cargas que exigiam inspeção física do Ministério da Agricultura poderiam levar até sete dias para serem liberadas. Hoje, com a unidade instalada no Porto, a maior parte das cargas poderá ser atendida no mesmo dia da chegada do contêiner e, em um dia, estará pronta para o embarque caso as condições documentais, físicas e sanitárias da carga atendam as exigências do Ministério e da Legislação, a exemplo do que ocorre em todos os portos brasileiros.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário