As dificuldades provocadas por uma das piores crises vividas pela indústria
automobilística brasileira, levando a produção ao menor nível dos
últimos nove anos e as vendas ao pior resultado desde 2007, não afugentaram os investimentos das
montadoras instaladas no país. Apenas nas últimas duas semanas,
três fabricantes anunciaram que aplicarão ao todo R$ 7 bilhões em 2015 - a GM, a Hyundai e a chinesa Cherry
Esses aportes, somados aos divulgados desde janeiro pela Wolkswagen, Pegeot-Citroen e Iveco, elevam o volume dos investimentos do setor para próximo de R$ 9 bilhões. São recursos destinados
principalmente a centros de pesquisa e aumento do índice de
nacionalização, além de novas famílias de veículos e linhas de montagem.
Analistas atribuíram a decisão de investir ao Inovar-Auto, regime automotivo que cobra maior
eficiência de motores em troca de incentivos fiscais. Pesaram também para essa decisão em, mas em menor grau, o ciclo natural de
atualização de produtos, expectativa de recuperação do mercado nacional
em médio e longo prazos.
"Os investimentos anunciados nos
últimos anos pela Audi, da BMW e da Mercedes-Benz, que estão construindo
fábrica no Brasil, também são por conta do Inovar-Auto", lembrou Julian
Semple, consultor da Carcon Automotive.
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