quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Sete Brasil obtém acordo com a Petrobras para construir sondas de perfuração

       A Sete Brasil, no limite do prazo par concluir seu processo de reestruturação, obteve acordo com a Petrobras em um dos pontos mais sensíveis para a viabilidade da construção de sondas de perfuração. A estatal concordou em habilitar a própria Sete como operadora das sondas, além de outras seis empresas. Agora, as duas empresas discutem qual a quantidade de sondas que terá a operação sob responsabilidade da Sete Brasil.
      Criada em 2010 com o propósito de gerenciar os contratos de construção e operação das sondas, a Sete busca gerar receita também com a prestação do serviço de operação, de modo a garantir a viabilidade do negócio e o retorno aos acionistas. A Sete Brasil quer operar sete embarcações, mas a Petrobras quer limitar a operação a no máximo cinco sondas.
       Originalmente, as sondas seriam operadas por empresas com experiência técnica na área, que integrariam o capital da Sete Brasil na condição de sócias operadoras. Entre elas estavam a Odebrecht Óleo e Gás e a Queiroz Galvão Óleo e Gás, que ficaram de fora do novo modelo por estarem bloqueadas de novas contratações pela Petrobras, em consequência da Operação Lava Jato.
      Entre as empresas habilitadas pela estatal para a operação das sondas estão as nacionais Petroserv e Etesco, que figuravam como sócias da Sete Brasil na formatação original do projeto, em 2010, mas sinalizaram intenção de deixar o negócio no início da crise, em outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário