segunda-feira, 31 de agosto de 2015

SEP concede 10 autorizações para seis empresas realizarem estudos de viabilidade dos terminais de veículos e grãos de Suape


       A Secretaria Especial dos Portos (SEP) concedeu 10 autorizações para que seis empresas façam Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEAs) de dois terminais privados, um de trigo e o outro de veículos, que serão explorados sob a forma de concessão (privatizados) no Porto de Suape. A iniciativa integra a segunda etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL)  da União. Foram concedidas ainda mais 18 autorizações a oito empresas interessadas em empreendimentos nos portos de São Francisco do Sul (SC), Santos (SP) e do Rio de Janeiro.
       O Porto de Suape pertence ao governo de Pernambuco. No entanto, a presidente Dilma Rousseff (PT) lançou novas regras para a operação dos terminais privados em portos públicos em agosto de 2013, quando essas licitações passaram a ser realizadas pelo governo federal. Antes disso, essas concorrências (concessões) eram realizadas pela administração de Suape, embora precisassem da aprovação de órgãos da União, como a Secretaria Especial dos Portos e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
      As empresas autorizadas a fazer os estudos dos terminais de grãos e veículos em Suape são a Eagle, Linktech Inter, R.Peotta e o Consórcio V.E.G. Duas foram autorizadas a fazer os estudos do terminal de veículos, a Merco Shipping e a Tegma. As companhias autorizadas terão 60 dias para apresentarem os estudos, que serão avaliados por uma comissão nomeada pela SEP.
      Entre os empreendimentos que irão a leilão, o de veículos é o único que já tem a sua infraestrutura construída. Há duas semanas, o governo do Estado anunciou a contratação de uma construtora por R$ 7 milhões que vai fazer as obras necessárias ao alfandegamento do terminal de veículos que opera provisoriamente sob a coordenação de Suape. Essas melhorias devem ser realizadas em até 90 dias.As obras necessárias aos outros empreendimentos devem ser indicadas nos EVTEAs.
       O terminal de veículos de Suape movimentou 16 mil toneladas de carros em 2013 e a e expectativa é de 249 mil toneladas por ano, em 2045, o que significará um crescimento médio de 6,2% ao ano. A movimentação de trigo no complexo, segundo a SEP, foi de 446 mil toneladas em 2013 e deve apresentar um movimento de 1,9 milhão de toneladas anuais em 2045.

Nenhum comentário:

Postar um comentário