segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Meganavios colocam mais "pressão nos portos", diz especialista em navegação

       O analista do Datamar, Leandro Barreto, disse que a palavra de ordem da indústria hoje é: ganho de escala. Explicou que hoje o tamanho das embarcações vem crescendo drasticamente o que gera a necessidade de grandes mudanças no país, como por exemplo, a necessidade de mais calado para receber os navios, que estão cada vez mais cheios e maiores.“Hoje o maior navio do mundo é o MSC Oscar, que tem capacidade para 19.000 teus”, lembrou
       Segundo o executivo, para proporcionar ganhos, no entanto, os mega navios precisam estar cheios, o que explica os Mega Consórcios. “E nós temos como exemplo os dois maiores armadores do mundo (MSC e Maersk) se juntando no 2M, fazendo as rotas Leste – Oeste”, destacou.
       Com crescimento de 450% na movimentação de cargas no Brasil, de acordo com dados da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), o novo padrão de “navios gigantes” coloca mais pressão nos portos e terminais, no que se refere a infraestrutura, que, para o executivo, refletem na necessidade cada vez maior de. mais canal de acesso, retroárea, extensão dos berços e novos guindastes. Nesse sentido, ressaltou, essas ações trazem vantagens para os embarcadores de cabotagem, que segundo ele, se reflete no aumento de capacidade e na quantidade de serviços, com escalas semanais.

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