sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Abifer prevê expansão do percentual de cargas transportadas por trem no Brasil, principalmente em contêineres

        A Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) divulgou dados essa semana indicando que a movimentação de cargas pelo modal férreo aumentou de 452 milhões de toneladas para 463 milhões de toneladas de 2013 para 2014. O minério de ferro e o carvão foram os produtos que puxaram esse crescimento.
        Outros itens carregados pelas ferrovias são os produtos siderúrgicos, soja, milho, grãos, celulose, carvão mineral e óleo diesel. Segundo Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), a tendência para os próximos anos é que o país aumente a porcentagem do transporte de contêineres, que se enquadra no segmento da carga geral. 
       De acordo com a ANTF, no ano passado, a movimentação de contêineres aumentou 11,4%, passando de 302,1 mil teus para 399 mil teus. Dessa maneira, produtos do segmento carga geral poderão ser transportados também por meio dos trilhos. “Nossa visão do futuro de carga geral é por meio do contêiner. Tem mercado para isso e um mundo para poder crescer”, explicou Abate.
       um dos principais obstáculos a esse crescimento, atualmente, são as ferrovias com limitações como túneis que inviabilizariam o transporte de contêineres empilhados em vagões double-stack, por exemplo. Mas, com a possibilidade da implantação de novas ferrovias, a futura malha ferroviária poderá ser adaptada para atender a essa demanda. Para que isso possa sair do papel, também é preciso investir em soluções para garantir a intermodalidade no Brasil, ressalvou o presidente da Abifer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário